sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Cruz de Cristo no Estado Leigo

1. Aqui e acolá tem-se noticias de pessoas desavisadas querendo suprimir os símbolos sagrados das instituições, mais propriamente tem aversão ao Crucifixo. Justamente em terras brasileiras que nasceram sob o impulso benéfico da Santa Cruz, de maioria católica, devota de Nsra Aparecida, sua padroeira incontestável.

2. Remontando à história original quando o esforço inaudito de Nóbrega e Anchieta implementaram em solo brasileiro a civilização cristã a partir do planalto de piratininga, os feitos de Frei S'antana Galvão, canonizado por João Paulo II  e tantos outros heróis anônimos no decorrer dos 5 séculos que o espaço limitado destas rimas não abrangeriam, deixo apenas o veemente protesto, aliado a tantos outros, no sentido que nossos símbolos de fé devam permanecer aonde estão. Seria desconhecer totalmente a trajetória gloriosa de um país que se ufana de sua fé e convicções transcendentais.

3. As dores salvíficas de Cristo do alto do gólgota beneficiaram o orbe todo de geração em geração, sob sua inspiração no passado ergueram-se reinos, houveram cruzadas, mancharam de sangue o coliseu romano com sacrificios, vidas e martírios.

4. E o estado laico soprando ventos contrários separou o sentir terreno da aspiração espiritual, quiz o corpo cuidando de seus afazeres, sem a alma acalentando a existência, em suma deu no que deu.

5.Negar as raízes católicas do Brasil é negar toda a vivacidade e lucidez deste imenso e atual brasil cristão. Os embates eleitorais  foram decisivos em torno dos temas religiosos que gravitaram no epicentro da crise política e levaram rapidinho os dois canditados finais à Aparecida do Norte como noticiaram os jornais e tivemos 2º turno.

6. Acho bom nossos governantes, passado o fervor eleitoral , aquilatarem bem seu estado laico, pois o sentir  da população deu mostras claras que não vai  dissociar de sua fé e crença em Deus. O homem é finito sempre e o povo almeja o ritmo eterno da alma perene. A vontade popular é um indicativo preponderante para os atos futuros da política brasileira. 

7.Nós brasileiros temos a honra de reverenciar nossos símbolos religiosos e civis, honramos nossa bandeira, nossa fardas, as insígnias dos bombeiros,os bustos dos desbravadores, poetas, estadistas que marcaram seu tempo.

8.Se fôsse assim não misturariam ao espírito do natal todas as festas e propagandas de consumo. O papai Noel- sonho vivo na imaginação infantil foi inspirado em São Nicolau - bispo católico de Mira no séc. III da era cristã. A páscoa com o coelho simbolizando fertilidade, a passagem do povo hebreu a pé enxuto no mar vermelho é a ressurreição de Cristo que venceu a morte, gotejando na terra as alegrias divinas.

9. E o dia tão querido das crianças que coincide com o feriado nacional da padroeira do brasil. Nosso povo brasileiro na sua maioria tem crenças e convicções cristãs arraigadas desde o batismo e no anoitecer de suas vidas finitas querem continuar a acreditar no céu e na outra vida no seio dos anjos e santos benditos.

10.O autor deste blog na sua mínima concepção acredita que o ensino religioso deve permanecer nas escolas, que o crucifixo continue no seu lugar de sempre nas instituições, sinalizando que para além da fugacidade desta vida, muitas vezes malvada existe a realidade eterna com sua claridade perene.

11. Neste dia especial de feriado, dedicado a afrobrasilidade, uma maneira de refrescar a memória dos desavisados de plantão seria lembrar que a Virgem Mãe Aparecida traz a cor da consciencia nacional brasileira com muito orgulho e que seu filho- o Deus Humanado - por altos desígnios do altíssimo ilustrou e deve continuar  com sua presença no crucifixo nos templos, quartéis, colégios, praças e pateos públicos, campanários, sempre simbolizando a propensão de redimir com sua paixão e morte os pecados, as palavras, as omissões e atos daqueles que reconhecem neste símbolo sagrado a esperança, suavidade,serenidade social e equilibrio de justiça entre o poder temporal e o direitos divinos, tornando a sociedade humana mais humilde, solidária e fraterna.

12.Com o belo gesto da redenção, Cristo associou seus seguidores aos méritos infinitos e incomensuráveis desta ação e nada mais natural que a sociedade em um todo reconheça e reverencie um dos sinais mais patentes de sua misericórdia e amor `a raça humana. 

Helder Tadeu Chaia Alvim

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A pátria da alta definição x preconceitos on line

1. Na qualidade de poeta minimalista considero as palavras da estudante de direito, Maiara Petruso veiculadas na internet de muito mau gosto e soaram aos ouvidos dos brasileiros como provocação, intolerância, discriminação e elas não correspondem às verdades dos fatos, a historia do brasil, e ao grande valor moral e pátrio dos nordestinos.

2. Aliás, o Nordeste brasileiro foi e será sempre berço de grandes poetas, estadistas, presidentes, catedráticos, professores, de uma população esforçada, de gente alegre, descontraida e maravilhosa e a jovem Maíra foi infeliz ao fazer estas declarações infundadas. Ela precisa ser ouvida e acompanhada pelos pais mais de perto, pois creio que tenha escrito nos arroubos dos resultados de 2º turno das eleições.

3. A região nordestina, sofrida pela seca, não abate a persistência e a determinação de  sua gente. Não existe dois brasis ou mais e sim a pátria brasileira com seus quase 160 milhões de habitantes e o nordeste desponta hoje pioneiro em sua inovações tecnológicas, na capacidade intectual de seus habitantes, na reserva de generosidade e heroismo de sua gente e não me espantaria se no futuro vier a ser o polo gavitacional do país. Acho que a internauta desconhece o Brasil, o nordeste e a si mesmo. 

4. Pulo a página pois serão averiguadas as procedências divulgadas e os mecanismos sérios da justiça e leis deliberadas cuidarão do caso com largueza de vistas e objeto encerrado. Louvo esta região do brasil chamada nordeste de gente valente, guerreira e de fé ardente, sem eles, nossos irmãos esforçados e trabalhadores, o Brasil não seria este gigante promissor, construiram Brasilia, povoaram os quatro cantos da pátria amada.

5. Não é a posição geográfica ou social que conceitua um estado ou região, mas sua vontade indômita de construir, sua facilidade de intuir rumos para si , para os seus e o genial de cada estado brasileiro é a interação geral, o constante movimento de sua gente e a capacidade de adaptar-se às inclemências, de enfrentar problemas, de progredir sempre cultivando a solidadriedade, crescendo em idade e sabedoria, aumentando seu patrimônio com honestidade, denodo e resolução.

6. Isto se aplica aos queridos irmãos nordestinos que amo e respeito, eu mesmo vim para São Paulo, e sou quase de lá, agora não dá para acreditar que exista hoje em dia pessoas despeitadas propagando questões infundadas na internet, preconceitos e intolerâncias das quais o mundo já teve notícias trágicas no passado. Este furor é descabido e ponto final.

7. Não posso me calar, não ajuntei versos para guardar, fica o alerta aos pais e professores que orientem bem seus filhos e alunos. A vida brasileira deve seguir seu rumo normal de olho bem vivo na realidade e no desenrolar destas questões importantes, pois em águas turvas poderão outros mais pescar tubarões, e ai?

8. Não é porque o eixo  majoritário do poder aquisitivo concentra-se em São Paulo que capacita opiniões para desmerecer outras regiões brasileiras. Um olhar atento sobre nossa realidade aqui nesta cidade que amo e respeito mostra que não flutuamos em nenhum mar de rosas, pois as velas estão chamuscadas pela poluição e qualidade de vida discutíveis.

9. E um dias desses qualquer poderemos ir bater à porta da região que guarda celeiros para o futuro sustentável da nação brasileira. O vento que vem do norte sopra forte e aquece nossos corações de poetas mínimos, traz  sorte, traz  vida e prenuncia alegrias. A rosa que ele balança, é rosa cor de rosa, rosa flor, rosa amor...

Helder Tadeu Chaia Alvim

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O grau 100 e o novo ciclo da brasilidade

1. Otimista por natureza convido o leitor deste blog a olhar o lado bom do resultado do 2º turno  da eleição  no Brasil. A presidente eleita Dilma Rousseff será a 1ª mulher a ocupar o cargo máximo na nação, quebrando tabus, redesenhando o mapa político. Toda a mudança traz riscos, em se tratando do destino de um país o assunto é bem complexo e só o tempo vai dizer e lançar um juízo acertado. 

2. Emerge da democracia, legitimada pelas urnas o nome de uma  mulher. Tivemos sorte com a Princesa Isabel, pois da sua mão saiu a lei que deu a liberdade aos irmãos de Africa sofridos. É um fator positivo ter na condução de nossos destinos a sensibilidade feminina, o seu senso prático, a  sua visão de conjunto aguçada,  e inúmeras outras qualidades inerantes à mulher brasileira.

3. Marina Silva com seu discurso direto levou o embate para o 2º turno. No decorrer da campanha assistimos ofensas, o nível não desejado, as farpas entre os pleitantes. Passa o governo do presidente Luís Inácio Lulla da Silva e já os holofotes da midia, do mundo e dos brasileiros se voltam naturalmente para Dilma Housseff.

4. Seu governo, ao que parece será para todos e sem ressentimentos como falou. Vamos aguardar a reforma política, tributária, previdenciaria, maior excelência nas contas públicas, melhores salários para os professôres e a esperança de dias melhores para os brasileiros na sua totalidade, o combate sistemático às drogas, maior incentivo às pequenas empresas, respeito pelas leis da livre iniciativa, mais atenção aos aposentados, mais valorização das fôrças armadas, guarda de nossas fronteiras e garantia de nossa soberania, às policias federal,civil e militar que propugnam a segurança do cidadão  e mantém na ordem nossos estados e cidades.

5.  Somos pelo senso atual 185,700 milhões de brasileiros e sua maioria espera um não categórico a projetos polìticos que apoiam o abôrto e a eutanásia, que pretendam banir da vida pública dos brasileiros os símbolos cristãos. Vivemos numa época estranha e atípica, o teto não é mais seguro, a rua não existe, os valores de simplicidade, ética e solidariedade escapam das nossas mãos.

6. A presidente eleita foi legitimada pelo voto soberano e deve receber as felicitações de todos os brasileiros e este blog não poderia deixar de mencionar este momento relevante e ímpar para o Brasil e o concerto das nações. e entende que a política tem todas as ferramentas para propugnar o progresso autêntico,para desencadear fatores positivos do crescimento sustentável, sem olvidar valores do passado. Nesta conjectura se insere estas rimas mínimas, que almejam em conssonância com o brasil brasileiro o mundo bom como queria Drumond.

7. O mundo caminha hoje na velocidade  on line e o Brasil inserido nela espera da presidente eleita que não se dissocie  de nossas convicções morais e religiosas, de nossas tradições e raízes históricas. Senão nos tornaremos um povo sem face, uma nação sem alma. Querer nem sempre é poder e a condução de nosso país está nas mãos de uma mulher pela primeira vez. É normal que as apreensões por parte de alguns setores da sociedade sejam grandes, mas vamos dar uma chance a ela, aguardando confiante que percorra com o Brasil um caminho de equidade, justiça, bom senso, generosidade e paz social.

8. Ela, através do voto soberano galgou o mais alto posto cobiçado a politica, que não abandone os mais simples, os moradores de rua, de olhar perdido e vazio na multidão, os poetas do povo, aqueles oriundos da helênica pátria, que conheceram gregos e fenícios bem lá no início de sua infinda jornada, os jovens, as crianças, os professores, aposentados, uma menção especial aquelas que suportam "a vida fácil" sem oportunidades de um trabalho normal na sociedade, servem ao objeto de prazer, à cobiça sexual alheia e vivem abaixo, muito abaixo da linha digna da humana sobrevivência.

9. O poeta, conhecido ou não está inserido na vida pública de uma maneira sui generis, sua ocupação requer inspiração e muitas vezes não ações práticas. Ele na sua função não delibera nada , calça as rimas frequentemente, idealiza mundos, muda efetivamente os rumos de um universo em versos. Trata-se de um ser em formação, é igual a qualquer pessoa, pensa, quer, tem idéias e desejos. Porém, dada a sua sensibilidade notória, antenado na inspiração, nada escapa da lente perspicaz de suas rimas e qualquer ação dispar no governo vai incomodar seu pensar e de milhões de brasileiros.

10. O mundo do ter há muito abalou seu julgar e a precariedade da vida o persegue sem tréguas, vive além da razão, aquém  da realidade presente. Vou adiantando, quer sua amizade sincera a terá. Ele não pleiteia cargos, não faz uso do lobby, não procura contatos sociais de prestigio, apenas busca incessante os vestigios do mundo bom, perdido na esquina de ilusões do periodo consumista. Não há mister de fasquia pois seu teto está aberto nas noites insones, nulas de clarividências acentuadas, encontra na inspiração razões misteriosas para revigorar as veias cansadas do mundo que se direciona para a era do caos em ebulição.

11. Não espere muito dele, ou espere tudo no que concerne ao lirismo, ele costura versos para oferecer no consenso de um mundo reverso, ao tocar nos guardanapos de bar sua mente se abre num sorriso onde ele passa a transmitir seus juízos, refletir suas prerrogativas, expor suas interrogações em sua missivas respeitosas, mas incisivas.

12. Em pensando no artista ao leu e faltoso de recursos que habita em barracas improvisadas de Paraty endeusada a recolher na passagem do chapéu sua sobrevivência suada. Ou na Paulista em palcos improvisados, felizes da vida por estarem no metro quadrado mais caro da América de Vespucio. Um parenteses pequeno faço agora, lá fora o mundo roda, esfrega as mãos num movimento apressado. Eu aqui na mesa do bar no dia de todos os santos, ouvindo o noticiário, os votos revelados, por acaso olho para o espelho e ele retrata minha velhice anunciada, não é ilusão ou maquiagem carregada, e sim acerto contumaz. Quando a última viagem me colher, estará minha mão vazia de feitos materias, com certeza, mas locupleta de versos e bemquerença. E o elevador irá me direcionar ao 100 lugar? Não sei vou blogar.

13.Vinicius, Guimarães, Euclides, Cecilia, Coralina, Laura Alvim, Mario de Andrade, Drumond, Aroldo de Campos, Arinos, entre outros já se foram. Houveram bem  na figura e literatura, escreveram textos com lisura, desenvoltura e gosto pensado; outros passsaram no anonimato, o panorama diversas vezes mudou, não conseguiram o reconhecimento. Passaram outrossim Pedro I, o Segundo, Caxias, Mauá, Deodoro, Floriano, Café Filho, Vargas, Dutra, Ademar, Juscelino, Lacerda, Tancredo, Ulisses, Covas, Tuma. Outros virão e passarão, pois aqui a morada não é permanente e colhe cabeças coroadas, tiaras, faixas e também a moçada alegre e brejeira.

14. A história dos povos e das nações vai se escrevendo com suor lágrimas e sangue, com dias de sol, noites mal dormidas, conquistas e muita liça. Enfim ninguém escapa ileso e de todos inquirirá um dia de sua essência. Em tudo isso a utopia destoa de nossa transcendência última.

15. Com este fundo de quadro delineado queria dizer que a nova presidenta do Brasil vai administrar um país continente, de diversidades estupendas, contrastes sem fim, de riquezas naturais, um país de tradições arraigadas, de crenças acentuadamente católicas, de gente pacata e ordeira, de valores éticos e morais que fizeram sua grandeza no passado , continuam vivos e acompanharão o Brasil brasileiro do futuro. E que esperam dela uma era de brasilidade incomum e grandiosa, o  grau 100 com louvor!

16. Escrevi o que escrevi sem a intenção de normalizar a política  ou a vida de quem quer que seja. Elas linhas refletem o desejo deste blog e seu autor de respeitar todo poder constituido. Este ponto comum é de direito divino e vou continuar solícito mediando conflitos na espera prolongada do mundo bom como queria Drumond, pensando na fugacidade deste momento, desejando que o Brasil não rompa com seus valores, mas caminhe sempre adiante, impávido e altaneiro realizando com a 1ª mulher presidente sua vocação de grandeza, oportunidades iguais, sustentabilidade, consciente que o mundo está adentrando numa era diferente, com valores transcendentais de fé, esperança e caridade, três virtudes teologais para balancear, coadjuvar e aprimorar nossa brasilidade sem igual.

17. Só mais adiante poderemos aquilatar sem temeridade e julgamento errôneo a altura que vamos subir ou o razante descontrolado da nave canarinha. Qual a opção nos dois destinos enunciados? Que rumos nos levará nossa presidenta? O panorama mundial nebuloso, repleto de intolerâncias, conflitos, catastrofes, riscos anunciados, só uma estadista poderá contrapor ações benéficas e inteligentes visando a paz e a concórdia universais. Aquela paz que estamos nos referindo emanou um dia da manjedoura de Belém e iluminou as trevas do mundo inteiro trazendo a salvação. E está franqueada a todos as nações e povos de boa vontade.

18. Não seria por demais insistir no ponto exato destas rimas, na intençaõ declarada desta carta poema, pois estou imbuído de minhas mínimas responsabilidades. Ao bater nesta tecla dirão, longa, repetitiva, exaustiva, rebuscada a intenção última é colaborar com as ferramentas singelas do poeta para o bem do povo e felicidade de novo.

19. Sua excelência D. Dilma Rousseff ao chamar a si grandes responsabilidades vai governar um país de dimensões continentais, de quase 160 milhões de cidadãos brasileiros, de contrastes astronômicos, de riquezas invejáveis, de sustentabilidade in fieri, de fauna, flora diversificadas, de povo consciente de sua vocação , de gente sensata, ordeira e trabalhadora.

20. De norte a sul, de leste a oeste, nordeste, sudeste somos todos irmanados pela nacionalidade brasileira; uns sofridos, outros remediados ou abastados. Um país que nasceu sobre o fluxo da civilização cristã e tem a honra de ser devoto de Nsra Aparecida, de venerar um santo brasileiro na pessoa de Frei Galvão de venerar nossos simbolos sagrados quer sejam religiosos, quer civis.

21. Um país de imigrantes, migrantes, retirantes, um povo que se mexe sempre em busca de dias melhores para sua prole, um país de jovens aguardando ansiosamente o primeiro emprego, de profissionais liberais altamente qualificados, de cientistas, médicos, engenheiros, advogados, estadistas, politicos, renomados, um país de aposentados aguardando reajustes dignos, um país de mestres e professores para serem mais valorizados.

22. Um país de muito esforço, trabalho e camaradagem, da alegria contagiante, da solidariedade, do jeitinho nacional, das forças armadas garantindo a soberania, das policias zelando a cidadania, do funcionalismo publico, empossado nas suas funções, dos portuàrios, aviadores, arquitetos, sindicalistas, trabalhadores da construção civil,motoristas, empregadas domésticas, profissionais da enfermagem, etc. etc. Gente brasileira, afeita ao seu mister, dando conta do recado com denodo e sistematização. Este é o brasil brasileiro dos poetas do povo, moradores de rua, amargando o infortunio, um pais rural e pujante das safras gigantes.

23. Enfim, não sei se serei lido na íntegra, mas arrisquei a deixar aqui com satisfação as impressões de um poeta mínimo da esquina paulistana, mas que ama o Brasil,suas autoridades, seu povo de jeito simples e coração largo, povo do calor humano aceso.Todos eles esperam dos próximos quatro anos muita harmonia na diversidade. Sob a ótica da presidenta eleita vão passar diariamente todos eles, assíduos aguardando deliberações e muitas e muitas ações em prol do bem comum e da paz nacional.

24. Para tanto hajam decisões, haja observação arguta, haja equilibrio para atender a todos, mediar sensatamente  a política, ouvir os juristas, magistrados, a voz popular, prelados, sindicalistas, sem ferir princípios sociais, leis constitucionais, a ética e a moral.

25. Esse é o brasil brasileiro que abriu de par em par as portas da herança democrática para a recém eleita presidenta do Brasil a D. Dilma Rousseff. No momento que receber a faixa presidencial no dia 1º janeiro das mãos do seu antecessor, certamente de lembrará de todos nós com carinho e gosto pensado e na simbologia da brasilidade um novo ciclo terá seu início anunciado pela salva do imponente Batalhão da Guarda Presidencial.

Helder Tadeu Chaia Alvim

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mínimas breves na era e-ink, Kindle

1. Fui convidado a declamar outro dia, e escolhi uns versos mimados escritos nem sei quando, retirei-os da gaveta onde jaziam inertes meio amarelados pelo tempo, coitados! Juntei-os com cuidado e gosto pensado.

2. Andei averiguando o assunto, reli com satisfação, pensei, eles hoje vão encontrar o seu caminho, quando me dei tinha a tiracolo um calhamaço respeitável. O amigo Adler, camarada de talento na música me chamou de lado e foi dizendo a questão é essa; meça as palavras, ajeite as rimas e agradará ao auditório, meu véio poeta da augusta paulistana. 

3. Agradeci e me dispus a seguir à risca seu conselho. Tudo de encaminhou bem, declamei a poesia, acalanto, fui aplaudido e mais tarde no meu canto, percebi o quanto o arrazoado procedia.

4.  E nesta mínima não consumista, continuo seguindo a sua visão, rezando em sua cartilha pois assim fica bão, almejamos  o mundo bom e nesta ocasião vejo que a poesia não carece de normas estabelecidas, as rimas serenas não servindo a propaganda maciça, nem a entrevistas marcadas, vão fluindo, graças ao seu olhar de interação.

5. Que continue perto, bem perto deste mínimo a inspiração, sem maiores condições, que repercuta nos corações apaixonados que visam a contemplação de eternas monções. Enfim, disse o que disse e espero que estes versos peregrine muito, qual andarilho sem destino e alcance a felicidade de situação.

6. Consuma conceitos de lirismo, não obstrua jamais desejos inconfessados, assuma as aspirações desejadas e construa com ela a harmonia na diversidade, declare-se amigo das rimas ocultas, oculte-se das vaidades parnasianas e celebre  com o irmão o consenso da verdade, ame a simplicidade de origem interiorana.

7. Quando conseguir a vertente da inspiração, vou voltar para o meu lado, descansar um pouco, louco confesso por versos desencontrados, assumindo a posição de poeta minimalista, não consumista, tentando sobreviver na era Kindle da mídia digitalizada.

Helder Tadeu Chaia Alvim

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...